31/07/09

...uma boa terra para viver...

"Nazaré é o melhor concelho do distrito de Leiria para se viver. Pelo menos, é o que mostra o estudo feito pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior. De acordo com os dados apresentados recentemente, este concelho que vive sobretudo da pesca e do turismo ocupa o 33º lugar, a nível nacional, a mesma posição que ocupava aquando do primeiro estudo, realizado em 2007." In Gazeta das Caldas.
Este artigo chamou-me a atenção por razões óbvias... mas não é motivo de orgulho, antes de preocupação em dois pontos:
  1. O mesmo jornal prossegue com os indicadores do estudo: "equipamentos de comunicação, culturais, de saúde e educativos, infra-estruturas básicas, cultura e lazer, educação, população, segurança, ambiente, dinamismo económico, mercado de habitação e trabalho, rendimento e consumo." A Nazaré não evoluiu nos últimos dois anos a nível dos factores acima mencionados, contrariamente a Alcobaça que subiu do 68.º para o 45.º lugar, isto em dois anos.
  2. Os gastos descomunais da C.M.N. não contemplam os factores que tornam esta terra um dos melhores conselhos para habitar, constituir família, trabalhar (os factores desenvolvimento apontados no estudo)... o gastos soberbos da C.M.N. contemplam sim a soberba e podem até esgotar as duas principais fontes de receitas das famílias nazarenas o turismo e a pesca (só o porto de pesca é fonte de mais postos de trabalho que todas as superfícies comerciais juntas na Nazaré).
A mim pouco me importa o ranking, defendo a ideia de que devemos ter uma Nazaré que dê qualidade de vida aos seus habitantes, e não uma estatística qualquer, mas o caminho tomado pelo PSD - com apoio do PS, tem sido nos últimos tempos (e apenas nos últimos temos porque até aqui não havia sequer um caminho a ser tomado) é precisamente o do ranking, e nem sequer se fala num ranking baseado em índices de qualidade de vida: tudo o que tem feito é tentar obter números grandes sem se importar com as consequências, benéficas ou malignas, que esses «números» têm. Números traduzidos em megalomania, apenas números e nunca pessoas.

22/07/09

Touradas vs Direitos dos animais

Grande ciclo de touradas aqui no Sítio, é impossível degenerar mais, quando se segue algo que já nasceu degenerado, sem sentido, cruel, bruto e sanguinário.
Torturar animais por diversão - muitas das vezes com a agravante do apelido "espectáculo", é a degeneração completa do que significa ser-se evoluído. Mais: Portugal é um dos países que assinou a carta de declaração dos direitos dos animais que proíbe expressamente este tipo de exibições.
Há quem diga «é tradição», e é tudo! já é tempo de acabar com esta falta de Humanidade, cruel e injusta.
Dizem que estamos 50 anos atrasados no tempo? Isto é coisa (de um atraso) de há 500 anos!

Feira do livro

É já a próxima 6.º Feira o primeiro dia da feira do Livro na antiga Lota velha.
Se andam à procura de algo para ler nas férias é uma boa oportunidade para poupar, se não é o caso, não pagam nada para entrar, e quem sabe se não vão encontrar algo que gostem?
A feira deste ano será acompanhada de uma exposição fotográfica com o tema fauna marinha (com alguns foto-mergulhadores à mistura!

11/07/09

Posto dos CTT

A CDU deu hoje uma conferencia de empresa na BIR, Valado dos Frades, que contou com a presença de uma delegada sindical dos CTT cuja presença se deu devido ao anunciado encerramento do posto dos CTT do Valado dos Frades e à redução de três voltas dos CTT da Nazaré - o que implica a redução de três efectivos.
A representante dos CTT alertou para o facto de ser um direito constitucional ter um posto dos CTT o mais próximo possível de casa, e ainda que em vários pontos do país já se registam casos em que o encerramento dos CTT levou a que o correio seja distribuído por pessoal sem formação e mal pago, sem seja feito qual quer tipo de inspecção ou controlo, e sem segurança no sigilo da correspondência , problemas que não afectam os CTT.
Este encerramento deu-se devido a uma redução de efectivos da estação de correios de Valado dos Frades, que foi justificada sob a égide do lucro, a redução de pessoal levou a um processo deteriorisação do serviço público que está agora a justificar este processo, a respeito disto três palavras:
  1. Uma instituição pública tem por principio: servir a população, não serve para lucrar nem para enriquecer ninguém. Ao que tudo indica nem estava a ter prejuízo;
  2. A solução para a estação em causa é obviamente a recuperação da qualidade do serviço prestado, não o seu encerramento;
  3. A redução do pessoal dos CTT na Nazaré é obviamente o inicio de um processo semelhante ao do Valado dos Frades, e terá as mesmas consequencias no decorrer dos acontecimentos.
Sabendo isto apenas me resta perguntar o porquê de seguir um mau exemplo flagrante: estarão os eleitos na C.M.N. de olhos fechados, ou haverá algum interesse no possível encerramento do posto dos CTT na Nazaré?

03/07/09

EN 242 vs ETAR

Há uns meses o troço da estrada nacional 242 (EN242) junto ao porto de abrigo (um dos pontos de acesso para a Nazaré) foi para obras, e foi da opinião geral que ficou impecável. No entanto está de novo em obras!
A continuidade do alargamento da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) inclui a necessidade de uma nova canalização que passa pelo troço que anteriormente esteve em obras. O que foi restaurado está agora a ser redestruído. Não quero dizer com isto que sou pela interrupção da obra de alargamento da ETAR, mesmo perto da época alta a urgência desta obra é singular: garante a boa qualidade da água consumida pela população nazarena assegurando assim boas condições de higiene e saúde a toda a população do conselho.
Mas quero deixar um ponto assente: a C.M.N. tem representação na coordenação das estradas no conselho, logo sabia que a Águas do Oeste (empresa responsável pela ETAR) teria a necessidade de partir a estrada para continuar a obra, e sabia - em principio - aproximadamente a altura em iria decorrer!
Sabendo isto porquê a perda de tempo em obras de restauração do troço da EN242? Não quero com isto dizer que sou contra as obras do EN242, mas a verdade é que o Conselho da Nazaré tem muitos maus exemplos de estradas a necessitar de obras urgentes! Não teria sido mais proveitoso para a população se fosse feita restauração de estradas que continuam em péssimas condições em vez da anterior restauração da EN242?